ar fresco na igreja brasileira


Por mais da metade de minha vida até aqui, tenho tido o privilégio de viajar a muitos lugares ao redor do mundo, conhecer muita gente e ficar pasmo diante da beleza e diversidade da Criação de Deus. Como cristão, minha maior alegria nestas viagens, no entanto, é perceber o que Deus está fazendo em cada lugar e conhecer pessoas que estão sendo usadas por Ele em seus propósitos soberanos na história. No final de semana que passou, estive junto com uma galera assim. São verdadeiros “History Makers”. Trata-se do pessoal que, pelo segundo ano, fez da Conferência Oxigênio em Recife, um dos eventos mais inspiradores da Igreja Brasileira nos últimos anos. Alguém diria que estou exagerando em minhas considerações. Mas eis 13 razões pelas quais penso deste modo:

1. É uma conferência feita por jovens para adolescentes e jovens. E nada é mais inspirador do que ver adolescentes e jovens vibrantes em sua fé em Cristo e no seu desejo de mudar o mundo.

2. Há um senso perceptível tanto nos organizadores quanto nos participantes de que estão realmente buscando descobrir e viver os propósitos de Deus em sua geração.

3. Não é um evento denominacional.

4. Não se trata apenas de um movimento que visa entreter os jovens com boa música e preletores famosos e engraçados.

5. Não é um movimento de louvor & adoração altamente emotivo/extravagante/”profético”/etc. que não conduz a espiritualidade no dia-a-dia.

6. Há um compromisso com a Palavra de Deus.

7.. Há um compromisso com a igreja local.

8. Há um compromisso com a missão de Deus no mundo.

9. É uma conferência centrada no Evangelho e suas implicações na totalidade da vida.

10. A união de igrejas é notória. Os voluntários são de diversas igrejas e demonstram a força que há quando a Igreja de uma cidade/região se une em torno de um propósito maior do que sua expressão local. Novamente, tudo isto liderado por jovens.

11. Este ano, o segundo da conferência, lotou o teatro da UFPE com participantes de 19 estados brasileiros, 300 igrejas representadas e mais de 1800 inscritos nos três dias.

12. Apesar da presença de alguns preletores internacionais (dois no ano passado e um neste ano), a maioria dos que compartilharam na conferência Oxigênio são pastores brasileiros, inseridos no contexto da Igreja Brasileira e envolvidos em ministérios jovens e alternativos.

13. Este ano ficou claro que os participantes não estavam lá por causa de “atrações internacionais”. Tinha o dobro de pessoas assistindo a apresentação do Palavraantiga do que as que estavam para ver Jars of Clay, banda ganhadora de vários Grammy Awards.

Finalizando, este final de semana me fez pensar nas famosas palavras de Mark Twian: “As notícias de minha morte foram grandemente exageradas.”

A Igreja está viva e, se depender daqueles que estiveram na Conferência Oxigênio, ela irá oxigenar muito a cultura Brasileira para a Glória de Deus.

16 Comments

  1. Bruna September 28, 2011

    Eu estava lá como voluntária. E conheço de perto os idealizadores, mesmo sendo de ‘outra igreja’ e concordo com tudo que você disse! A ideia é exatamente essa. Não é promover um encontro “movético” nem simplesmente fazer um evento de música. A ideia é a conscientização e o despertamento mesmo! e mais uma vez, os objetivos foram mais que alcançados, cabe a nós agora aplicarmos o que vivenciamos lá.

  2. Rosa September 28, 2011

    Com certeza a oxigenio fará mudanças no Brasil,mas o grande diferencial é sua localização, pois há eventos muito bons que já acontecem no Sudeste, mas ter um evento, no NE, em Recife e que ainda traz pregadores e cantores internacionais é muito forte!
    Fiquei muito feliz de ter participado…
    Ps:O tetro da UFPE vai ser pequeno pra próxima viu…

  3. jones September 28, 2011

    Puxa Sandro…
    você fez uma execelente descrição do que o tem ocorrido no Oxigênio.
    Momentos como essa conferência me fazem mais apaixonados pelo Reino de Deus visível através da Igreja de Jesus.
    No final desta o Oxigenio este ano, encostei no Guilherme (lider da conferencia) e disse: “Oxigenio é mais que um conferencia… isso é um movimento de Deus. Precisamos juntar as lideranças de jovens e fazermos eco em nossas igrejas locais diante do que Deus tá falando e fazendo aqui”.
    Se a Conferencia for uma “modinha” como dizem alguns, então ela é uma nova moda divina para os jovens em nossa região. Vamos que vamos juventude nordestina… vamos mostrar para o que viemos!
    Gui, Sandro, Ariovaldo, Paulinho, Fabrício… #tamojunto

  4. Alex September 28, 2011

    Cara, muito legal mesmo!!!

    Sou de Maceió, e estou todo oxigenado.
    Voltei com um desejo de realizar uma Conferência aqui tbm em Maceió.

    As palestras foram doida d +….Palavrantiga…dispensa comentários. #showdebola.

    Até em breve, se o Eterno permitir.

    Alex Balbino

  5. sonia balduino September 28, 2011

    Sandro
    realmente em 13 itens, voce conseguiu descrever o sentimento que esteve em todos os corações.
    fiquei feliz em sendo de outra igreja, poder participar como voluntária de um evento tão importante quanto este.
    Sei que este ano o pessoal entendeu muito mais a frase oxigenando suas mentes, corações, vivendo e respirando igreja
    Estes conceitos mudam nossa percepção, e fazem diferença em nossa caminhada, e na caminhada da igreja.
    espero em 2012 ve-lo novamente, falando e mostrando Deus através de suas palavras e forma de vida.
    que Deus continue sendo o centro de sua vida
    Grande abraço
    Sonia – Fortaleza

  6. LUCIANA September 28, 2011

    O Teatro da UFPE será pequeno na próxima. FATO.

  7. Ariovaldo Jr September 28, 2011

    Concordo plenamente! Foi um evento diferenciado. Inspirador!

  8. Victor Emanuel September 28, 2011

    Bom saber que desses ventos correndo pelo nordeste. As noticias que recebia daí eram desanimadoras. Ou melhor animadoras pra quem sabe eu voltar!!! :)

    Feliz pelas noticias!!

  9. Juliana September 28, 2011

    Compartilhamos do mesmo sentimento…

  10. Marco September 29, 2011

    Não conheço o evento mas acredito na credibilidade dele, mas o que me entristece é que sempre que alguém vai falar do evento que gosta precisa denegrir a imagem do outro, cada dia vejo mais o reino de Deus dividido que pena. Não concordo com muito do que temos visto nas igrejas hj, mas poderiamos falar de um evento diferente, mas a forma que cada um apresenta o seu precisa denegrir o outro. Que tristeza para o reino de Deus…

  11. [...] ar fresco na igreja brasileira [...]

  12. [...] ar fresco na igreja brasileira [...]

  13. Isaque Oliveira September 30, 2011

    Sou vou para Oxigênio por causa disso. Deus me guiou até ali para me falar através de tudo que aconteceu. Palestras, músicas, encontros, conversas. Baggio Deus te abençõe de verdade, ainda lembro de sua primeira palestra falando sobre Cultura ano passado, muito bom. Parabéns novamente.

  14. Bruno October 3, 2011

    Não conseguiria imaginar um resumo tão brilhante acerca da Conferência Oxigênio.
    Acho que Deus está capacitando esses jovens, com um propósito muito além de nossa atual visão.
    Mas tudo será realizado e revelado no seu devido tempo. Felizes os que viram e estão vendo o agir de Deus nesta juventude através da Conferência Oxigênio.
    Abraço Sandro.

  15. Fernando Toledo October 4, 2011

    Fico muito feliz em ler relatos assim. Trabalhos como este e como o Usina 21 não devem ficar só em uma cidade, mas ser expandido onde for possível! Parabéns.

  16. [...] Estão está na hora de respirar algo novo… Oxigênio 2012. Ainda não sabe o que é? Leia aqui o que escrevi sobre a conferência no ano passado. Visite o site: http://www.conferenciaoxigenio.com [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>