Alimentos cariogenicos que promovem o aparecimento de cárie dental

Os alimentos cariogénicos são aqueles que produzem ou promovem o desenvolvimento de cáries dentárias. De acordo com a American Dental Hygienists estes estão associados com um alto conteúdo de hidratos de carbono que são altamente fermentáveis, de consistência pegajosa e muito processada. Estes são quebradas em pequenas peças na boca e reduz o pH até abaixo de 5,5.

alimentos cariogenicos

Cariogenicos significa que produz cáries


Quais são os alimentos cariogenicos


Doces e alimentos com amido


Como já ditos anteriormente os alimentos cariogenicos são ricos em carboidratos fermentáveis que se decompõe em boca pela saliva. Claros exemplo disso são aqueles que são ricos em amido ou açúcar, entre os quais se incluem os pães, bolachas, cereais, açúcar, doces, bolos ou outros doces. Estes, à medida que são discriminados na boca liberam ácidos, modificando o pH da boca. Mas você perguntou isso que tem que ver com as cáries, pois um pH abaixo de 5.5 começa a quebrar o esmalte que protege os dentes. Se os dentes estão expostos durante um tempo maior para os ácidos e pH baixo terá uma maior probabilidade de desenvolver cárie.


Alimentos pegajosos


Outro dos alimentos que produzem cárie são aqueles de textura pegajosa como os frutos secos, lanches de frutas e biscoitos. Isto se deve principalmente a que se aderem aos dentes e se mantêm durante um tempo maior para eles, aumentando a exposição de nossos dentes a ácidos liberados pelas bactérias para decompor estes alimentos.


Sua contextura também permite que os alimentos se atasquen e permaneçam nas fissuras entre os dentes ou as profundas fissuras de molares causando o mesmo dano.


Bebidas


As bebidas não são armazenados na boca, mas se estas constantemente consumindo bebidas açucaradas suas chances de desenvolver cárie aumentam. Isto se deve a que as bactérias da boca ao serem expostos ao açúcar das bebidas açucaradas, produzem o aparecimento de cáries nos dentes.


Isto se aplica especialmente em bebês e crianças, já que, de acordo com um estudo feito pelo “Journal of the American Dental Association” mostrou que as crianças que consomem refrigerante açucarado acima de leite ou o suco feito com 100% de fruta, eram duas vezes mais propensos a desenvolver a cárie dentária. Se quiser reduzir as chances de desenvolver cárie pode beber água entre as refeições.


Outros fatores


A Parceria da American Dental Hygienists recomenda que se você consumir alimentos cariogénicos deve fazê-lo com as refeições, para depois consumir alimentos cariogénicos para reduzir seus efeitos adversos. Os alimentos como o queijo, as frutas e vegetais são capazes de estimular a produção de saliva, que lave os alimentos cariogénicos e os remove de sua boca e dentes. Esta mesma associação afirma que é melhor consumir maiores quantidades de alimentos açucarados vez, em vez de pequenas quantidades com maior freqüência. Isto se deve a que reduz a exposição dos dentes aos ácidos produzidos por estes alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *