Benefícios da maçã para a pele, emagrecimento e a saúde em geral

Diz-Se que o consumo de uma maçã por dia nos permitirá manter-nos afastados dos médicos. Uma frase que pode ser verdadeira, já que entre os benefícios da maçã esta sua capacidade para melhorar a digestão, a redução da inflamação, ter um coração saudável e manter um peso adequado.


benefícios da maçã


Esses benefícios se devem, principalmente, ao seu conteúdo em fibras, antioxidantes, flavonoides e fitonutrientes. É por esta razão que não é de estranhar que uma Revista como a Medical News Today, considere-o como um dos alimentos mais nutritivos.


Os fitonutrientes e antioxidantes, que tem a maçã reduz o risco de doenças como o câncer, a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Segundo foi dado a conhecer pela Universidade de Cornell, a maçã é muito rica em antioxidantes, capazes de inibir a proliferação de células cancerígenas e diminuir a oxidação dos lipídios.


Este artigo foi criado com o objectivo de dar a conhecer os benefícios da maçã, o seu perfil nutricional, assim como os possíveis riscos e as precauções a ter em conta.


Tabela nutricional da maçã


As maçãs são provenientes de uma árvore conhecida como Árvore de nome científico Malus doméstica. Hoje em dia existe uma grande variedade de árvores de macieira, porém o primeiro é originário da Ásia há milhares de anos atrás.


tabela-nutricional-maçã


Benefícios da maçã para a saúde


benefícios-para-a-saúde-de-da-maçã


É uma fonte de antioxidantes, anticancerígenos


Um dos benefícios da maçã é a de ser uma fruta muito rica em antioxidantes, além de fornecer flavonóides. Devemos destacar que a maçã está em 2 lugar entre as frutas no que se refere às concentrações de compostos fenólicos, uma substância bioativa que inclui os flavonóides.


Outro dos benefícios da maçã e que o diferencia de outras frutas, é que possui a maior quantidade de compostos fenólicos que não necessitam de outras substâncias, para que possam ser absorvidos.


Estudos mostram que, entre os antioxidantes, que tem a maçã está a catequina, quercetina, floridzin e o ácido clorogénico. É graças a estes compostos que este fruto pode combater os radicais livres e que, além disso, tenha uma capacidade anti-proliferativos.


São muitos os estudos que apontam que os alimentos com capacidades anti-inflamatórias, entre os quais se inclui a maçã, impedem o aparecimento do câncer de próstata, devido em parte a que fornecem a quercetina. Além disso, de acordo evidências pensa-se que a casca da maçã tem poderosos fitoquimicos que são capazes de inibir a propagação das células cancerosas do cólon.


Atualmente pensa-se que, com base em evidências, as doenças cardiovasculares e o câncer são muito relacionados com o estresse oxidativo, sendo a maçã é um dos frutos que combatem os radicais livres e oxidação.


Se quiser desfrutar de todos os benefícios da maçã a deve consumir com casca. Isto se deve a que, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, tanto a pêra como a maçã têm um maior nível de ácidos graxos saudáveis e atividade antioxidante quando consumida com a casca.

Também lhe recomendamos que leia:Benefícios de graviola para a saúde

Evita a inflamação


A inflamação é uma das causadoras de várias doenças crônicas e que podem ser prevenidas. Sendo o consumo de alimentos desinflamantes, como a maçã, um grande método preventivo para esses males. Esta propriedade é atribuída, em parte, os fitoquímicos como flavonóides, compostos fenolicos e carotenóides. A função destes fitoquímicos no organismo é manter as artérias limpas, baixos níveis inflamatórios e um baixo nível de estresse oxidativo.


De acordo com um estudo feito pela Universidade Estadual da Califórnia, sugere que os alimentos ricos em antioxidantes como a maçã, reduz o declínio cognitivo que é causado pelo envelhecimento, além de reduzir a obesidade, a diabetes, promover a saúde óssea, pulmão, e proteger o nosso sistema gastrointestinal.


Combate doenças cardíacas


Há evidências que indica que aqueles alimentos ricos em fibras, entre os quais se inclui a maçã, frutas e verduras frescas, você pode reduzir as chances de sofrer de várias doenças, entre as quais se incluem aquelas que afetam o coração. Além disso, a maçã por possuir antioxidantes reduz a inflamação é a causa de muitas doenças cardiovasculares.


Outro dos benefícios da maçã é possuir pectina, um tipo de fibra capaz de reduzir os níveis elevados de colesterol. De acordo com um estudo realizado em 2003, onde se examinou ratos alimentados com extrato de pectina de maçã e maçãs secas, mostraram níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos em comparação com o grupo controle. Cabe destacar que aquele grupo que foi alimentado com a pectina de maçã junto com as maçãs secas mostraram um maior benefício. Isso nos sugere que as fibras e polifenóis presentes nas maçãs desempenham um papel importante na saúde do coração.


Um estudo, que foi realizado pela Universidade Johns Hopkins Bloomberg School, observou adultos por um período de 15 anos, cujos resultados concluíram que um maior consumo de frutas e vegetais está associado com um menor risco de sofrer uma morte por doenças cardiovasculares ou outras causas.


Além disso, existe evidência de que as frutas são ricas em antioxidantes como a maçã pode prevenir acidentes vasculares cerebrais, doença pulmonar obstrutiva crônica, diverticulose e a hipertensão.


Muito rico em fibras


Outro dos benefícios das maçãs é possuir altas proporções de fibras e é uma das maneiras mais saudáveis para cobrir nossas necessidades básicas desta substância com cerca de 25 a 30 gramas por dia. Esta fruta possui especialmente um tipo de fibra conhecida como pectina, uma fibra solúvel que promove a eliminação do colesterol e toxinas.


As fibras da maçã também promovem uma sensação de plenitude, já que, ao entrar para o nosso sistema digestivo se expande e ocupa um grande volume. A pectina da maçã, além disso, promove um melhor funcionamento digestivo, já que regula a utilização do açúcar e colesterol ao mesmo tempo que limpa o sangue e o aparelho digestivo.


Promove uma boa digestão


São muitos os estudos que demonstram como uma alimentação rica em fibras pode combater vários males digestivos e até mesmo alguns graves, como o câncer de órgãos no sistema. Assim, não é de admirar que as frutas como a maçã estão muito relacionadas com um melhor funcionamento digestivo. Além de que um dos benefícios da maçã é ser rico em fitonutrientes capazes de proteger o nosso sistema digestivo do estresse oxidativo e de alcalinizar o organismo , promovendo um adequado equilíbrio do pH.

Também lhe recomendamos que leia:Benefícios do mamão para o emagrecimento e uma barriga lisa

Também se sabe que o consumo de maçã, devido ao seu alto teor de fibra, pode aliviar ou curar os problemas de prisão de ventre. Mas isso não é tudo já que a pectina de maçã também tem um efeito diurético e laxante suave. Isto torna-o especialmente para combater o inchaço e a retenção de líquidos.


É muito rica em vitamina C


O consumo de uma maçã nos fornece cerca de 14% das nossas necessidades diárias de vitamina C, outro poderoso antioxidante. Esta vitamina é vital para ter uma pele, olhos, cérebro e sistema imunológico saudável. Ao igual que muitos outros antioxidantes dessa vitamina tem a capacidade de combater os danos causados pelos radicais livres, protegendo o DNA e células de mutações e deformações.


De acordo com algumas pesquisas, a vitamina C é parte fundamental de um organismo saudável, além de promover a reparação dos tecidos, especialmente os olhos e a pele. Esta vitamina também evita o envelhecimento, dado que promove a reparação celular da pele, ajudando a curar feridas e lutando contra as infecções, bactérias nocivas, também evita o dano causado pelos raios UV.


Ajuda a emagrecer


São muitas as pesquisas que afirmam que o consumo de frutas e verduras evita sofrer de obesidade. Ao mesmo tempo, o consumo de maçãs fornece uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes importantes, além disso, é muito baixo em calorias.


Outro dos benefícios da maçã é ser rico em fibras, ao mesmo tempo que é baixo em calorias digeríveis e que, ao mesmo tempo, proporcionam uma sensação de saciedade. Isso o torna especialmente útil para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, satisfazendo os desejos sem ter o que comer em excesso. Sendo a maçã um método muito inteligente para perder peso de forma saudável.


Ajudar a combater a diabetes


Segundo estudos, dados a conhecer pelo Centers for Disease Control and Prevention, encontrou-se como um consumo de cinco porções por dia de frutas e vegetais combinados reduzem consideravelmente as chances de sofrer de diabetes em adultos. Alguns podem pensar que isso é contraditório, já que as frutas e verduras contêm uma pequena quantidade de açúcar natural, no entanto, isto foi provado uma e outra vez.


Isso se deve, em parte, a que as frutas como a maçã contêm flavonóides que melhoram a sensibilidade à insulina, sendo um processo-chave para prevenir a diabetes e a obesidade a longo prazo. Também outro dos benefícios da maçã é ter uma grande variedade de antioxidantes e fibras com efeito anti-diabético.


As maçãs são muito ricas em fibras, com baixo índice glicémico. Muito ao contrário de outros hidratos de carbono refinados ou produtos açucarados, as maçãs têm a capacidade de liberar o açúcar na corrente sangüínea a uma taxa mais lenta. Isso significa que você pode manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso evita as flutuações de glicose na corrente sanguínea, um dos causadores da resistência à insulina.


Ajuda a combater asma


Em um estudo que foi publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition no ano de 2003, onde se investigou a 1600 pacientes, pôde-se observar que o consumo de maçã e a pêra reduz as probabilidades de sofrer de asma e uma menor hipersensibilidade brônquica.

Também lhe recomendamos que leia:Benefícios da amora-preta para a nossa saúde muito surpreendentes

Este estudo foi feito a 600 indivíduos com asma e outros 900 indivíduos sem asma, onde se observou o seu estilo de vida e dieta. Verificou-Se que o consumo de frutas e legumes estavam associados muito ligeiramente com a asma, no entanto, no caso da maçã foi tudo o contrário e até mesmo melhor. Este fato foi observado mais claramente quando se consumiam pelo menos duas maçãs por semana.


Também foi possível notar que este foi um benefício que só se pôde observar na maçã já que outros alimentos como a cebola, o chá e o vinho tinto não tiveram melhora alguma com a asma, apesar de ter um conteúdo de fitoquímicos semelhante. Isto dá a entender que os flavonóides da maçã possui interações especiais que controlam os sintomas da asma muito melhor do que outros antioxidantes e nutrientes.


É muito rico em boro


É um fato pouco conhecido, mas a maçã é uma das fontes mais ricas neste mineral. Sendo o boro muito importante para a formação de ossos fortes e até mesmo para prevenir a osteoporose. O boro também promove um bom desenvolvimento das hormonas sexuais, a construção da massa muscular e o apoio da função cerebral. Também há evidência que mostra como uma baixa ingestão de boro pode causar fadiga, artrite e um mau humor.


Qual variedade escolher e como consumi-la


De acordo com investigações feitas a diferentes variedades de maçãs, você sabe que a sua composição fitoquímica é muito variável de acordo com a variedade e a maturação. Devemos destacar que todas as variedades de maçãs são uma boa opção quando estão maduras. Erguendo-se de acordo com alguns estudos a Red Delicious, já que possui maiores proporções de antioxidantes. Além disso, deve-se ter em conta que a maçã possui alguns antioxidantes muito delicados e se conservam melhor em seu estado cru ou levemente cozido.


Também deve tentar escolher as maçãs orgânicas, já que as maçãs convencionais possuem maiores concentrações de pesticidas. De acordo com o Environmental Working Group, esta fruta é a de maior conteúdo em pesticidas, considerando-se que tem até 48 tipos diferentes.


Por outro lado, um estudo feito em pessoas que consomem alimentos orgânicos, concluo que estes possuem níveis mais baixos de inseticidas em seus corpos. Muito pelo contrário, as pessoas que adquirem seus frutas e vegetais de culturas convencionais.


SE quiser armazenar as maçãs, você pode fazê-lo na geladeira para assim prolongar sua vida útil, e pode ter uma duração de várias semanas, em média.


Reações adversas


Um dos maiores problemas dessa fruta é que pode causar reacções alérgicas. As reações alérgicas geralmente se observam através de comichão e inflamação da boca, da face e nariz; além de problemas nos pulmões e o estômago. Estes sintomas costumam ocorrer minutos após consumir o alimento que causa essas reações.


As maçãs também podem causar certos problemas digestivos em algumas pessoas, já que contêm hidratos de carbono FODMAP (um grupo de pequenas moléculas de carboidratos que estão presentes nos alimentos diários), que algumas pessoas têm dificuldades para digerirlas. As maçãs, as peras e outros tipos de frutas e vegetais podem decompor-se no intestino e causar a síndrome do intestino irritável, sensação de inchaço e mal-estar digestivo. Então, se você sofre destes sintomas, e não entende as razões, é possível que você precise de uma dieta baixa em FODMAP por um período de tempo.


Recomendo o Uso de Colastrina para ajudar na queima de gordura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *